12 janeiro, 2009

jiboia não é linguiça!

De repente, K, W e Y caíram de paraquedas no nosso alfabeto. Ok – olha ele aí –, não foi assim, tão de repente; há muito tempo Williams, Keyrrissons e Yarleys andam entre a gente. Mas a coisa corre o risco de virar uma baiuca mesmo é com tanta mudança: dá pra ter uma ideia só de perguntar, por exemplo, quanto é dez vezes cinco. Sabe quanto dá? A partir de agora, cinquenta! (Pelo menos ninguém mexeu no Bündchen da Gisele!) Agora, o que vai ser difícil mesmo, um verdadeiro esforço sobre-humano, é saber onde colocar e de onde tirar o hífen. Até anteontem tinha, e agora ele me faz sentir um semianalfabeto. Um verdadeiro contrassenso! Vai ser difícil aguentar isso tudo, mas tenho que ficar tranquilo pra não entrar em paranoia e transformar essa passagem numa verdadeira epopeia.
Tudo bem, exageros à parte, a verdade é que tudo isso só vai mudar menos de 1% da nossa ortografia, e nada na pronúncia. A Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa dividiu opiniões, e eu também tenho a minha, mas não importa. O que importa é que a comunicação continua, seja aqui, seja na Coreia. A reforma veio, e o que tem que ser feito, tem que ser feito. E sem nenhuma tramoia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário